AGENDA DAS ARTES

Voltar

Pra te Ver Melhor

Artistas: Kika Levy

Curadoria: Ana Angélica Albano

3/2 a 24/3

Galeria Janaina Torres Ver mapa

Endereço: Rua Joaquim Antunes 177, sala 11 - Jardins, São Paulo

Telefone: (11) 2367-9195

A exposição "Pra te ver melhor" exibe 25 monotipias de Kika Levy, com curadoria de Ana Angélica Albano. Na sua produção recente, fruto de residência artística na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a artista paulistana explora a monotipia, técnica milenar de impressão que em que se reproduz manchas de cor e desenhos em provas únicas, conseguindo-se efeitos imprevisíveis.

Na série de trabalhos da mostra, a artista apresenta reproduções em grandes formatos de folhagens e superfícies de plantas, como samambaias, embaúbas e macuqueiros, colhidas durante caminhadas pela Mata Atlântica remanescente em São Paulo, em locais como os parques Alfredo Volpi e Villa-Lobos.

Em "Pra te ver melhor", a artista associa questões prementes e atuais, como o esgotamento da natureza a partir da ação humana, a uma técnica de impressão presente desde o santo sudário até os moldes de corpo de Rodin, passando pelas máscaras mortuárias, os fotogramas ou as impressões digitais. 


(Divulgação)

Para a curadora Ana Angélica Albano, professora da Unicamp e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte), o processo de impressão de folhas em sucessivas monotipias, produzindo imagens sempre únicas a partir de uma mesma matriz, como faz Kika Levy, embute um desejo de renovação do olhar e do objeto representado.

“A supresa, no entanto, é que na procura de ver melhor seu objeto de trabalho, Kika enfrenta desafios, acolhe acasos, desaloja certezas, voltando o olhar para o seu próprio processo de criação, que se renova, renovando-nos”, diz Albano.

Uma instalação com obras anteriores da artista, de pequenas dimensões, situa o espectador diante da evolução do trabalho de Kika Levy, que explora da gravura a instalações tridimensionais, transitando entre o racional e o intuititvo, o exato e o impreciso. Para a historiadora da arte Anne Louyot, as monotipias de Kika Levy transmitem ao espectador um sentido de sobrevivência, ainda que paradoxal: da planta, do seu entorno e do planeta.

Serviço:
Pra te Ver Melhor, de Kika Levy, com curadoria de Ana Angélica Albano
Datas e Horários: Em cartaz de 3 de Fevereiro a 24 de Março de 2018. De segunda a sesta-feira de 10h às 19h e aos sábados de 11h às 15h
Galeria Janaína Torres - Rua Joaquim Antunes, 177/11 - Jardins - São Paulo
Gratuito.