AGENDA DAS ARTES

Voltar

Papel Arte / Arte Papel

Artistas: Vários

Curadoria: -

De 4/10 a 30/11

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

Para apresentar experiências e tecnologias ligadas à produção manual de papel e seu uso na arte como linguagem, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) recebe a partir de 4 de outubro a exposição "Papel Arte / Arte Papel". A iniciativa é um projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Bulgária, realizado pela Ellora Ateliê e Fundação Amateras.

Dividida em três núcleos - Ancient Messages (Signos Ancestrais)Raízes e Innovations in Paper (Inovações em Papel), a exposição resgata aspectos históricos e simbólicos da cultura e da formação dos artistas e seus países.

Em Ancient Messages, o público poderá ver o trabalho dos artistas búlgaros Daniela Todorova e Todor Todorov, que apresentam um conjunto de obras com rolos de papel, instalações e esculturas recriando o espaço do templo de espiritualidade búlgara e realizações históricas. Os artistas trabalham com símbolos encontrados em sítios arqueológicos e com documentos que foram deixados por diferentes povos que constituíram a história.


Daniela Todorova (Bulgária). Insígnias secretas, folha de ouro e tinta acrílica sobre papel entelado, 80 x 67 cm. Todor Todorov (Bulgária). Totem Feminino, bronze, 50 x 6 x 6 cm.

O núcleo Raízes trará o resultado da experiência das artistas brasileiras Ângela Barbour e Eliana Anghinah na Bulgária. Eliana Anghinah apresentará a série pictórica denominada Circulares, construída com fibras de bananeira que trazem uma diversidade de tons, de acordo com a origem e o solo.

O círculo é utilizado na obra por estar presente na natureza e em vários objetos do cotidiano. De acordo com a artista, vai além de uma forma geométrica e possui muitos significados. A intervenção em dourado na obra remonta ao ouro presente nos tesouros da Bulgária.

Ângela Barbour apresenta uma instalação que remete às raízes presentes nos dois países - Bulgária e Brasil. A artista utiliza papéis recortados e gravados com laser, imagens impressas em papéis especiais, livros antigos costurados com fios de ouro e linha de seda. O objetivo é criar um espaço de reflexão, onde o visitante poderá enxergar suas próprias referências identificando-se com a obra. 


Ângela Barbour (Brasil). Rizoma, MAB FAAP, São Paulo, 2017, instalação.

"As duas mostras dialogam entre si e refletem as experiências de cada uma das duplas em relação ao país irmão, em torno da temática de símbolos ancestrais e a memória. Teoria e prática, sujeito e objeto se integram, formalizando o fervilhar do intercâmbio de ideias que será o fruto da atuação conjunta no projeto", destaca Ângela Barbour.

Já  Innovations in Paper apresentará um recorte de obras de arte contemporânea em papel, que pertencem à coleção internacional da Fundação Amateras e que já foram exibidas no "Sofia Paper Art Festival", organizado pela Fundação em Sófia, na Bulgária, para apresentar inovações e ideias em arte contemporânea.

A coleção possui mais de 1.500 obras de arte de todo o mundo, entre as quais instalações, objetos, livros de artista, obras digitais, entre outros. No MAB-FAAP estarão expostos alguns trabalhos que mostram diferentes ideias, técnicas, tecnologias experimentais, novas teorias para esculturas externas e trailers de peças teatrais.

Intercâmbio cultural
O projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Bulgária teve início em setembro de 2016, quando os artistas Daniela Todorova e Todor Todorov vieram ao Brasil para participar em Brasília do congresso em comemoração aos 30 anos da IAPMA (International Association of Hand PaperMakers and Paper Artists), quando houve a exposição From Nature to Nature, idealizada pela artista Eliana Anghinah e curada por Ângela Barbour.

A realização desse intercâmbio na produção e uso artístico do papel está se concretizando em etapas. Em maio deste ano, o Brasil foi homenageado no Sofia Paper Art Festival 2017, cujo conceito foi Save The Nature with Art. As artistas Eliana Anghinah e Ângela Barbour participaram com as mostras individuais Earth Views e Seeds of Time.

Em outubro ocorrem a mostra no MAB-FAAP e a Paper Art Week. Para fechar o ciclo, Ângela e Eliana participarão do festival Sofia Paper Art e do IAPMA Congress, na Bulgária, em 2018.

Informações sobre os artistas que participam da exposição "Papel Arte / Arte Papel" estão disponíveis no link: http://www.faap.br/exposicoes/ arte-papel/artistas.asp.

Serviço:
Exposição: Papel Arte / Arte Papel
Data: 4 de outubro
Em cartaz: até 30 de novembro
Horário de funcionamento: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h, com permanência até às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h. (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP- Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Entrada livre e gratuita.

Paper Art Week
Workshops e palestras com artistas e convidados
Período: de 3 a 5 de outubro
Horário: às 14h e às 15h
Local: MAB-FAAP