AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ocupação Angel Vianna

Artistas: Angel Vianna

Curadoria: AnaVitória e Itaú Cultural

De 28/2 a 29/4

Itaú Cultural Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Cerqueira César

Telefone: (11) 2168-1777

A série de exposições "Ocupação", promovidas pelo Itaú Cultural, inaugura o ano de 2018 com a "Ocupação Angel Vianna", em cartaz entre os dias 28 de fevereiro e 29 de abril. Educadora, coreógrafa e bailarina, Angel Vianna é uma das pioneiras da dança contemporânea, ao lado do marido Klauss Vianna (1928-1992), e considerada o berço da expressão corporal nos anos de 1970. A curadoria da mostra - que, aos moldes das outras ocupações, traz entrevistas e depoimentos gravados, vídeos, fotos, documentos, manuscritos e jornais que constroem a trajetória de vida e obra da artista - é compartilhada pela equipe do Itaú Cultural, formada pelos núcleos de Cênicas e do Educativo, ao lado da bailarina e coreógrafa AnaVitória. A entrada é livre e gratuita.

Angel Vianna em ensaio fotográfico, Belo Horizonte, 1961. (Foto: Acervo Angel Vianna)

Pesquisadora do movimento, bailarina e coreógrafa, Angel mobiliza o universo da dança brasileira desde 1940, sempre investindo, em paralelo, na formação e na construção de consciência crítica e reflexiva sobre a área. Prestes a completar 90 anos, a artista permanece ativa e antenada, dirigindo a Escola e Faculdade Angel Vianna e apresentando espetáculos, como Angel Vianna: O tempo não dá tempo, que será apresentado no Itaú Cultural durante o período da mostra.

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, filha de libaneses, Angel iniciou as suas atividades na dança aos 12 anos e nunca mais parou. Rompeu com as convenções conservadoras da família e casou com Klauss, companheiro de trabalho e vida que conheceu em 1943. Com ele, replicou o movimento da Dança-terapia e Expressão Corporal no Brasil e se instalou no Rio de Janeiro, há mais de meio século, onde vive até hoje.

Angel e Klauss Vianna nos bastidores do espetáculo Hoje é Dia de Rock, Rio de Janeiro (Foto: Acervo Angel Vianna)

Sua trajetória na dança é reconhecida por seu olhar sensível às singularidades dos corpos e por ter realizado uma profunda investigação voltada ao corpo e ao movimento. Com propostas corporais centradas na autonomia e nas experiências pessoais de cada indivíduo, o trabalho de Angel se estendeu aos campos artístico, pedagógico e terapêutico, ajudando na reabilitação de pessoas com deficiências. A partir dessa filosofia, ela inovou com trabalhos coreográficos por meio das companhias que criou: Ballet Klauss Vianna, Grupo Trans-forma, Teatro do Movimento, Profissionais Liberados e Geração Complemento, em parceria com Frederico Morais e outros. Tudo isso, ela fundamenta sobre a ideia de que todo ser humano é criador e de que as particularidades individuais são a essência dessa criação.

Angel Vianna, Rio de Janeiro, abril de 1999 (Foto: Acervo Angel Vianna)

Programação em sinergia e acessibilidade
Além de uma publicação preparada especialmente para esta Ocupação, a equipe do Itaú Cultural programou atividades de dança que dialogam sinergicamente com a mostra. Nos dias 1 e 2, às 20h, na sala Multiuso do instituto, é apresentada a instalação performática Ferida Sábia, com direção e coreografia de AnaVitória, que também atua ao lado de Angel Vianna, Priscilla Teixeira, Renata Costa e Soraya Bastos. Com direção e dramaturgia do ítalo argentino Norberto Presta, no sábado e domingo – dia 3, às 20h, e 4, às 19h – Angel executa o solo Amanhã é Outro Dia no palco da sala Itaú Cultural. De 5 a 8 de abril, ela se apresenta em O Tempo Não Dá Tempo, que estreou no Rio de Janeiro no início do ano e agora chega inédita para o público de São Paulo. Os textos são de Gregório Duvivier, Gonçalo M. Tavares, Oscar Saraiva e a direção de Duda Maia.

Esta mostra também conta com ferramentas de acessibilidade como paisagem sonora, videoguias produzidos em Libras e legendados em português, para atenderem aos públicos ouvintes e surdos. Para os cegos, o instituto segue oferecendo audiodescrição, mapa tátil e piso podotátil.  Os textos têm versão em braile e estão ampliados para pessoas cegas e com baixa visão.

Angel Vianna (Foto: André Seiti)

Serviço
Exposição: "Ocupação Angel Vianna", com curadoria compartilhada entre AnaVitória e equipe Itaú Cultural.
Datas e horários: Abertura dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 20h. Em cartaz até 29 de abril de 2018 (domingo). De terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
Local: Itaú Cultural (Piso Térreo) | Avenida Paulista, 149 - Cerqueira César, São Paulo (estação Brigadeiro do Metrô).
Classificação indicativa livre.