AGENDA DAS ARTES

Voltar

Oblivion

Artistas: Mari Queiroz

Curadoria: Monica Reis

De 3/10 a 20/10

Arte Hall Ver mapa

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 240

Telefone: (11) 3063 4630

Arte Hall galeria de arte em parceria com a Biographica arte contemporânea apresentam"Oblivion" é o mais novo ensaio fotográfico de Mari Queiroz. Formada em Artes Plásticas pela USP, ingressou na fotografia há mais de 20 anos. Seu trabalho fala, basicamente, do tempo passado, da memória e das perdas. Estréia dia 3 de outubro.


Mari Queiroz- Tocamento, 2017. Pigmento mineral sobre papel arroz, 30cm x 60cm.

A mostra apresenta um ensaio fotografado no museu Espacio Memoria y Derechos Humanos, em Buenos Aires. O edifício era, até 2004, a antiga Escuela de Mecánica de la Armada (ESMA) e suas paredes contam muitas histórias. Durante a ditadura argentina (1966-1973), o local funcionou como um campo de detenção e tortura, onde estima-se que cinco mil pessoas morreram. Ao fotografá-lo, assim, Queiroz constrói portas de entrada para essa face da história da América Latina.

Em "Oblivion" a artista  mostra, que por mais que nos tentem arrancar o passado, ele insiste em manter-se vivo em nossa memória: às vezes como um nó, às vezes em laços.

Serão apresentadas 20 fotografias datadas de 2016/2017 e são impressas em papel de arroz com pigmentos minerais. O papel foi escolhido principalmente pela fina gramatura e textura leve.  Ampliadas em formatos pequenos de 30 x 30 cm geram um resultado único e peculiar.


Mari Queiroz- Amanhecer, 2017. Pigmento mineral sobre papel arroz, 30cm x 60cm.

“Este projeto surgiu do desejo de que a  fotografia  pudesse conter e de alguma forma expressar o invisível. Ações humanas surgem mescladas a um espaço antiquado e irreal, nos suaves tons aquarelados e nas sombras diluídas pela luz áspera que atravessa as janelas. São imagens dramáticas que demandam imaginação e memória, cenas cujos vazios serão preenchidos por contornos originados em nosso  próprio  esquecimento. Janelas, paredes, portas e escadas disputam o protagonismo nas composições silenciosas. Elas nos convidam a ver no vazio o lado de dentro da paisagem, os vestígios de vida e os apagamentos imprecisos nos compartimentos ocos.”

Mari Queiroz- Alguns prêmios ganhos nos últimos anos:
2017 – Menção Honrosa no Prix de la Photographie, Paris 2016 – Bronze no Prix de la Photographie, Paris
2016 – Menção Honrosa no Prix de la Photographie, Paris 2015 – Vencedora no Latin American Fotografía 4, Nova York 2015 – Finalista no International Color Awards, Los Angeles 2014 – Finalista no Black & White Spider Awards, Los Angeles
2014 – Finalista no Prêmio Abril de Jornalismo, São Paulo 2008 – Vencedora no Prêmio Abril de Jornalismo, São Paulo 2006 – Finalista no Prêmio Abril de Jornalismo, São Paulo.

Serviço:
Exposição: "Oblivion" da artista Mari Queiroz com curadoria Monica Reis e texto crítico de Mirtes Marins de Oliveira
Data e Horário: 3 de outubro às 18h
Em cartaz: até 20 de outubro
Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 10h às 18h; Aos sábados sob-agendamento
Local: Arte Hall - Rua Cônego Eugênio Leite, 240 - Jardim América
Entrada livre e gratuita.