AGENDA DAS ARTES

Voltar

O Diáfano da Alexitimia

Artistas: Thomas Baccaro

Curadoria: -

De 18/10 a 18/11

Bolsa de Arte Ver mapa

Endereço: Rua Mourato Coelho, 790 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3097-9673

A Galeria Bolsa de Arte, em São Paulo – Vila Madalena, apresenta o artista Thomas Baccaro com uma exposição individual, que vai ocorrer a partir do dia 18/10 no espaço. Intitulada de “O Diáfano da Alexitimia”, a mostra conta com 74 imagens, nos tamanhos 55x70cm e 33x50cm, ampliadas em papel 100% algodão Belas Artes e impressas com pigmento mineral. Algumas destas imagens irão sofrer a interferência direta do artista, com tinta, linha, cera, entre outros materiais, transformando as obras e dando um toque ainda mais exclusivo para o trabalho.  

Thomas Baccaro, Untitled. (divulgação)

“Durante viagens a Itália, aos pés dos brancos e verdes Alpes Apuanos, na Toscana, entre as rochosas montanhas e o brilhante mar Mediterrâneo, pude contemplar a extração do branco mármore de Carrara, o mesmo usado por Michelangelo para esculpir suas magníficas esculturas. Enquanto observava as pedras em sua forma bruta me conscientizei da dificuldade em descrever sentimentos e a facilidade em senti-los, em transformar em concreto o que é em abstrato”, comenta o artista sobre a inspiração para este novo trabalho.

A escolha do nome para esta exposição tenta sintetizar este momento. Enquanto Diáfano significa transparente, a palavra Alexitimia, que vem do grego, embute em sua tradução a grande dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos. 


Thomas Baccaro, Untitled. (divulgação)

Nas imagens, afrescos milenares, retalhos de corpos, corações aprisionados, anjos, demônios, olhares, gestos, sensações e desejos, inspiração e apropriação, o revelar do enigma através do olhar. Em cada uma das imagens, o artista surpreende com sua capacidade demodificar, aplicando ao objeto texturas e formas. 

Sobre o Artista
Thomas Baccaro, 1975, trás na família suas referências artísticas; seus pais, os italianos, Giuseppe Baccaro, galerista, negociante de artee leiloeiro, nos anos 70 e 80, e sua mãe, Fiorella Giovagnoli, artista e ex proprietária do lendário restaurante italiano Da Fiorella, seus padrastos Hector Babenco diretor de cinema e Mario Cravo Neto fotógrafo.

Nasceu e cresceu entre galerias, museus, quadros, fotografias, gravuras, livros e artistas. Hoje acumula mais de 19 exibições individuais ( 46 exposições total ) em seu histórico artístico, através de experiências pessoais e profissionais, onde vem desenvolvendo interesse e respeito pela linguagem artística.

Baccaro já trabalhou em vários estúdios de fotografia dentro de agências de publicidade, como DPZ e AlmapBBDO, trabalhou como assistente pessoal de importantes fotógrafos, como Mario Cravo Neto, Claudio Edinger, Thomas Susemihl, Manolo Moran, David Zalben, Marcelo Lerner, Silvio Pinhatti, entre outros.

Thomas imprime seu refinamento sobre aquilo que pode remeter a espiritualidade, movimento, alcance e tempo, sempre trazendo a intensidade de elementos vivos elegantemente balanceados com sua mente silenciosa.   

Serviço:
Mostra: Thomas Baccaro - “O Diáfano da Alexitimia”
Abertura: 18 de outubro de 2016
Exposição: 18 de outubro a 18 de novembro de 2016
GRÁTIS