AGENDA DAS ARTES

Voltar

Nova Fotografia 2018: Tipos

Artistas: Fernando Banzi

Curadoria: -

De 13/12 a 27/1

MIS - Museu da Imagem e do Som Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo - SP CEP 01449-000

Telefone: (11) 2117-4777

Em dezembro, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) inaugura a última mostra do programa "Nova Fotografia 2018", que selecionou seis trabalhos inéditos para exposição ao longo do ano. Para encerrar o calendário do projeto, o Museu apresenta a mostra "Tipos", do fotógrafo Fernando Banzi, que inaugura no dia 13 de dezembro, às 19h. Em cartaz até 27 de janeiro de 2019, no Espaço Nicho do Museu, com entrada livre e gratuita.

Exposição encerra o programa "Nova Fotografia 2018". Foto: Divulgação.

"Tipos" é uma série de fotopinturas digitais, fruto de pesquisa imagética, aplicada em 12 retratos do fotógrafo Alberto Henschel - conhecido pelo registro das paisagens do Rio de Janeiro e do cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado. A série tem como premissa ressignificar seus retratos, datados do fim dos anos 1860, e atualiza, através da fotografia de época, a questão histórica e estrutural relacionada à população negra brasileira.

O recorte deste ensaio tem sua narrativa nos retratos de negros e negras, escravos e alforriados, em um período anterior à lei Áurea. No fim dos anos de 1860, em Recife e Salvador, Henschel produziu retratos de pessoas de origem africana mostrando-as à vontade e com dignidade, como indivíduos e não como objetos. Partindo deste olhar não mais exótico, etnográfico e eurocentrista, o projeto se apropria destes retratos (seis homens e seis mulheres) do conjunto de 35 cartes-de-visite do Portal Brasiliana Fotográfica - gerenciado pelo acervo do Instituto Moreira Salles. O uso da fotopintura digital e da manipulação de imagem permite diversas possibilidades narrativas, em que foram pesquisados tecidos, indumentárias africanas e tons de pele.

Sobre o fotógrafo
Fernando Banzi é jornalista e pós-graduado em fotografia. Dedica o tempo para produção autoral em fotografia, artes visuais e cobertura jornalística para mídias independentes. Integrante do coletivo Goma Oficina Plataforma Colaborativa, atuante em arquitetura, intervenção urbana, fotografia, arte plástica, design e produção cultural.

Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Serviço
Exposição: "Nova Fotografia 2018: Tipos", de Fernando Banzi
Datas e horários: Abertura dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h. Em cartaz até 27 de janeiro de 2019. De terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 19h.
Local: Museu da Imagem e do Som - MIS-SP (Nicho - térreo) | Av. Europa, 158 - Jd. Europa, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.