AGENDA DAS ARTES

Voltar

Morro Mundo

Artistas: Laura Vinci

Curadoria: -

24/2 a 24/3

Galeria Nara Roesler Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 655 - Jardins

Telefone: (11) 3063-2344

A instalação Morro Mundo, da artista Laura Vinci está na Galeria Nara Roesler. A partir do dia 24 de Fevereiro, o público pode conferir a narrativa particular, poética e política, em torno do corpo, do espaço e do efêmero, que a artista apresenta na instalação Morro Mundo, que ocupa uma grande área com uma massa de fumaça branca que convida o visitante para a experiência de desorientar-se no espaço e reorientar-se no corpo. A sua máquina programada para soltar fumaça à medida que seus sensores de presença são ativados, revela-se ao espectador pelos tubos de vidro que atravessam todo o espaço expositivo. Diferentemente de outros trabalhos com vapor d’água, como a artista realizou no MuBE e no Beco do Pinto, em São Paulo, nesta instalação o vapor é anunciado antes de se dispersar no ar. Assim os visitantes podem assistir a fumaça em situação também de controle, antes de ser tragado por ela.


(Morro Mundo, Laura Vinci. Fotos: Pat Kilgore)

“E se há algo que flutua, levita, essas escoras em Morro Mundo parecem sugerir que há também algo que cai, ameaça desabar: o céu? o peso aéreo? a linha do horizonte? São escoras contra a desaparição? contra o nosso desamparo, se pergunta a artista? Sustentam a máquina do mundo? Quem diz escoras, diz catástrofe? Interessa descascar as várias camadas de uma pergunta, o mais vigorosamente possível. Mas quem ergue uma escora diz o ruir, a ruína. Morro Mundo é político e seu diálogo com a hora presente é intenso. O invisível, o desaparecido, aquele que necessita da proteção da pedra (granada), da nuvem de fumaça e da escora é de algum modo pensado aqui”, analisa o poeta Carlito Azevedo.

Sobre Laura Vinci

A artista nasceu em 1962 em São Paulo, onde vive e trabalha. Participou de diversas exposições individuais e coletivas desde a década de 1980, destacando-se: Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil; Bienal de São Paulo, Brasil; Bienal de Cuenca, Equador; Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil; Malba, Fundación Constantini, Buenos Aires, Argentina; ArtCenter/South Florida, Miami, EUA; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil, entre outras.


(Morro Mundo, Laura Vinci. Fotos: Pat Kilgore).

Serviço:
Morro Mundo, de Laura Vinci
Datas e Horários: Em cartaz de 24 de Fevereiro a 24 de Março de 2018. De segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 11h às 15h
Galeria Nara Roesler - Avenida Europa, 655 - Jardins, São Paulo, SP