AGENDA DAS ARTES

Voltar

Mira Schendel: Sinais/Signals

Artistas: Mira Schendel

Curadoria: Paulo Venâncio Filho

De 16/1 a 22/4

MAM - Museu de Arte Moderna Ver mapa

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 3 - Ibirapuera

Telefone: (11) 5085-1300

Entre os dias 16 de janeiro (abertura a partir das 20 horas, com entrada gratuita para convidados e público) e 22 de abril de 2018, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a mostra "Mira Schendel: Sinais/Signals", com a exposição de mais de 100 trabalhos da artista suíça Mira Schendel (1919 – 1988), radicada no Brasil em 1949. A entrada é livre e os ingressos aos sábados gratuitos.

Mira Schendel (Foto: Romulo Fialdini)

Com curadoria de Paulo Venâncio Filho, "Sinais/Signals" ressalta a principal característica de Schendel, que é a “redução ao mínimo” em diferentes suportes, dos quais prevalece o papel e o papel de arroz (Monotipias), mas também os denominados Toquinhos, pequenos cubos de acrílico ou pedaços de papel de seda, nos quais são aplicados seus característicos signos e letras. Os materiais utilizados nos desenhos e na pintura variam entre o nanquim, o ecoline, a letraset, datiloscritos e óleo.

Mira Schendel (Foto: Romulo Fialdini)

A exposição não é uma retrospectiva nem pretende ser um resumo da obra da artista. A ideia do curador foi de reunir uma variedade de trabalhos nos quais predominam elementos familiares à obra gráfica de Mira, como as letras, os rabiscos, os traços, os números, as frases e os signos. Por meio desse expressivo conjunto, Paulo Venancio comenta que “é possível analisar a extensão do procedimento da artista, sua intensidade, sua manifestação ao mesmo tempo casual, hermética, simples, sofisticada, única e repetitiva. Ao aproximar este conjunto de obras que ela produziu durante décadas, meu objetivo foi seguir de trabalho em trabalho a inquieta multiplicidade desses sinais, e assim procurar a aproximação da totalidade do espírito poético que manifestam.”

A mostra traz, além de grande parte de obras da coleção do MAM doadas pelo colecionador e galerista Paulo Figueiredo (1947 – 2006) em 1997, mais de 50 trabalhos provenientes de coleções particulares, que Mira produziu predominantemente entre os anos 1960 e 1980 de forma prolífica.

Mira Schendel (Foto: Romulo Fialdini)

Serviço
Exposição: "Mira Schendel: Sinais/Signals", com curadoria de Paulo Venâncio Filho.
Datas e horários: Abertura dia 16 de janeiro de 2018, terça-feira, a partir das 20h. Em cartaz entre 17 de janeiro e 22 de abril de 2018. De terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3) - São Paulo.
Ingresso: R$ 7,00 | meia-entrada: R$ 3,50. Entrada gratuita aos sábados (menores de 10 e maiores de 60 anos, sócios e alunos do MAM, funcionários das empresas parceiras e museus, membros do ICOM, AICA e ABCA com identificação, agentes ambientais, da CET, GCM, PM, Metrô e funcionários da linha amarela do Metrô, CPTM, polícia civil, cobradores e motoristas de ônibus, motoristas de ônibus fretados, funcionários da SPTuris, vendedores ambulantes do parque Ibirapuera, frentistas e taxistas com identificação e até 4 acompanhantes não pagam entrada. Aos sábados, a entrada é franca para todo o público, durante todo o dia).