AGENDA DAS ARTES

Voltar

Mecanismo Corporal

Artistas: Camille Laurent e Stefanie Egedy

Curadoria: -

De 1/3 a 1/4

SESC Ipiranga Ver mapa

Endereço: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga

Telefone: (11) 3340-2000

O Sesc Ipiranga convida o público para vivenciar uma experiência sensorial em uma ambientação feita com tubos de leds e efeitos táteis a partir de ondas de baixa frequência. Com acesso gratuito, a instalação "Mecanismo Corporal", criado pelas artistas Camille Laurent e Stefanie Egedy, fica na Sala 6 da instituição entre os dias 1º de março e 1º de abril de 2018. As sessões são de hora em hora, e a instalação abre das 10h às 21h, de terça a sábado, e das 11h às 17h, aos domingos e feriados.

Camille Laurent e Stefanie Egedy, Mecanismo Corporal (Divulgação)

No dia da inauguração (1/3), as artistas criadoras do projeto realizam manipulações ao vivo da luz e do som da instalação. Nessa performance, as artistas se propõe a seguir novas partituras de intenções, buscando outras dinâmicas sonoras e luminosas, analisadas ao vivo e transformadas em apresentação, procurando sempre experimentar novos horizontes e oferecer novas experiências ao público. Além da abertura, Camille e Stefanie realizam a performance em outras datas até o final do projeto (confira as datas e horários das performances ao final da página).

Mecanismo Corporal é uma instalação imersiva que coloca o público em contato com outras percepções espaciais e sensoriais por meio de impulsos luminosos e desenhos de ondas de baixa frequência sonora. Luz e som percorrem o corpo e propõem novas experiências sensitivas ao atuarem diretamente no tato, na visão e na audição com ondas de baixa frequência sonora, quase inaudíveis, mas palpáveis, percebidas pela pele. Ambos se alternam e seguem uma partitura sensorial, em um lugar escuro. A instalação, um túnel luminoso, é feita de quadrados de tubos de led dispostos no espaço - um atrás do outro - criando efeitos visuais que remetem a uma noção de infinitude. A luz e o som seguem uma partitura sensorial de ritmos sonoros e luminosos que fogem do escopo da notação tradicional e buscam a quebra de lógicas pré-estabelecidas.

Sobre as artistas
Camille Laurent é artista multimídia e lighting designer, trabalha a luz como uma forma de apreensão sensorial e expressão do sensível. Em situações cênicas, além de mesa de luz convencionais, usa controladoras digitais e analógicas, arduino e DMX, para dar forma aos espaços. Ela experimenta cada vez mais as relações possíveis entre luz e música.

Stefanie Egedy é artista multimídia e designer de sons. Utiliza gravações de campo e sons eletrônicos em suas composições. Atualmente pesquisa as ondas de baixa frequência sonora na ocupação do espaço e no deslocamento da matéria.

Serviço
Exposição: "Mecanismo Corporal – Instalação", de Camille Laurent e Stefanie Egedy.
Datas e horários: De 1º de março até 1º de abril de 2018. De terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 17h.
Local: Sesc Ipiranga (Sala 6 - 20 lugares) | Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.
Mecanismo Corporal – Perfomances com Camille Laurent e Stefanie Egedy
Datas e horários: Dia 1/3, quinta-feira, às 20h; dia 10/3, sábado, às 18h30; dia 15/3, quinta-feira, às 14h; dia 23/3, sexta-feira, às 20h; dia 1/4, domingo, às 17h.
Duração: 20 minutos.
Local: Sesc Ipiranga (Sala 6 - 20 lugares) | Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga, São Paulo.
Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência. Menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis.