AGENDA DAS ARTES

Voltar

Lea van Steen e Raquel Kogan

Artistas: Lea van Steen e Raquel Kogan

Curadoria: -

De 6/2 a 25/2

Baró Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Barra Funda, 216 - Barra Funda

Telefone: 11 3666-6489

A Baró Galeria Jardins inaugura no sábado dia 4 as 15h a exposição das artistas Lea van Steen e Raquel Kogan, pensada a partir da parceria das duas artistas nos últimos 15 anos, composta por 30 obras, incluindo vídeos, instalações e objetos interativos.

As obras selecionadas para a exposição funcionam como dispositivos de percepções espaciais por meio de reflexos óticos, interações digitais e audiovisuais, revelando o espaço a partir de reenquadramentos nas interfaces propostas pelas artistas. As peças sugerem novas camadas de visualizações para situações banais de nosso cotidiano, para imagens gravadas ou para o nosso próprio momento-presente.

Raquel Kogan. 9AM, 2016

A vídeo-objeto móvel “Danaus _Plexippus” de 2011, uma das obras feitas em parceria pela dupla, é uma caixa de madeira afixada a um tripé deslizante. Ao aproximar o olho de uma fresta nessa caixa, pode-se enxergar o voo virtual de uma borboleta sobreposto à visão real do espaço ao redor. Um inventivo jogo de projeções, transparências constrói o efeito que tangencia a ideia de realidade ampliada.


Raquel Kogan. Danaus_plexippus, 2011

Entre os projetos expostos da vídeo maker e diretora de cinema, Lea Van Steen, está “Suor” (2011), um objeto interativo de 32x26cm cm. Ao passar o dedo na tela do monitor, é possível remover uma camada de vapor que se sobrepõe ao vídeo gravado, fazendo uma reprodução digital da familiar sensação de se limpar vidros embaçados em dias de chuva.
A obra assinada por Raquel Kogan “Spin” (2015): objeto cromado preso ao teto, de altura ajustável – como um periscópio – que vê o espaço de forma panorâmica e espelhada. O visitante consegue manusear fisicamente o trabalho, a imagem 360 graus em tempo real; até deixá-la de ponta-cabeça. 

Lea van Steen
Artista, diretora de filmes documentários, absorve o vídeo como forma de expressão. Participou de mostras e festivais internacionais, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, arte.mov, Spacio Fundación Telefonica – Buenos Aires/Lima, Mostra Live Cinema, Rencontres Internationales Paris/Madrid/Berlin – Centre George Pompidou.

Raquel Kogan
Formada em arquitetura. Ganha Rumos Transmídia em 2002 com a instalação reflexão#1, inicia uma série de obras interativas, agenciamento de espaço em mídias digitais. Ganha o prêmio Rumos Cibernética e a menção honrosa do File 2010 Prixlux com reler. Participa em 2012 da terceira versão do Creators Project em São Paulo com a instalação interativa o.lhar, que participa em 2015 da exposição Interplay no Museu de Ciência de Singapura. Recebe o prêmio Rumos Cinema em 2013 com entremeio.. 

Serviço:
Abertura: sábado, 4 de fevereiro, das 15h às 19h
Período expositivo: de 6 de fevereiro a 25 de março
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 19h00; segundas das 14h00 as 19h00
Rua da Consolação, 3417 – Jardins – São Paulo – SP
Entrada livre/ franca