AGENDA CULTURAL

Voltar

Ícones de Hollywood - Fotografias da Fundação John Kobal

Artistas: Varios

Curadoria: Robert Dance e Simon Crocker

De 17/2 a 16/4

Espaço Cultural Porto Seguro Ver mapa

Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610 - Campos Elíseos

Telefone: (11) 3226-7361

Retratos e imagens de cena registradas durante a era de ouro do cinema americano integram a mostra Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal, que abre ao público no dia 17 de fevereiro, sexta-feira, com visitação gratuita, a partir das 10h, no Espaço Cultural Porto Seguro.  

A exposição, com curadoria de Robert Dance e Simon Crocker, é composta por fotografias da Fundação John Kobal, um grande colecionador de fotos de clássicos do cinema – e revela momentos e personagens inesquecíveis de Hollywood e seus filmes, captados por fotógrafos atuantes nos bastidores da maior indústria do cinema, em seu período áureo.


Grace Kelly and Clarence Sinclair Bull by Virgil Apger 1956. Crédito Jonh Kobal Foundation

Com 161 fotos de mais de 40 fotógrafos, das décadas de 1920 a 1960, as imagens trazem um recorte histórico sobre como muitos filmes foram eternizados. A visitação acontece em ordem cronológica, a começar pelas lendas do cinema mudo, Charlie Chaplin e Mary Pickford, continuando comperformers dos primórdios do cinema falado, como Marlene Dietrich e Cary Grant, e encerrando com expoentes do pós-guerra, como Marlon Brando, Sophia Loren e Marcello Mastroianni.

Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal apresenta autores de retratos e imagens de cena tardiamente reconhecidos, que trabalharam silenciosamente nos bastidores, mas cujas fotografias foram fundamentais para a criação de estrelas e a promoção de filmes. As incontáveis imagens distribuídas pelos estúdios de Hollywood, ao longo de toda sua era de ouro, eram obras de artistas que trabalhavam de forma rápida, eficaz e frequentemente brilhante para promover o estilo hollywoodiano. São imagens de cena oriundas de estúdios como MGM, Paramount, Warner Brothers, Columbia, 20th Century Fox, Universal, RKO e United Artists.


Paul Newman by Bert Six 1954. Crédito Jonh Kobal Foundation

A mostra apresenta fotografias de nomes como Ernest Bachrach (1899-1973) - mais conhecido por seus retratos de Katharine Hepburn; John Miehle (1902-1952) - responsável pela maioria das fotos de Fred Astaire e Ginger Rogers dançando em cena aberta; Ted Allan (1910-1993) – apelidado de “Rembrandt”, fotografou a maioria das estrelas do estúdio MGM; sua contribuição mais importante foi com a atriz e sex-simbol Jean Harlow, quando, ao contrario de George Hurrell (1904-1992), minimizou sua sensualidade realçando a sua beleza; John Engstead (1909-1983) – fez o retrato de Marlon Brando para Um Bonde Chamado Desejo (1951) e foi o fotógrafo exclusivo de Marlene Dietrich quando iniciou sua carreira musical; Robert Coburn (1900-1990) – fotografou todas as imagens de cena de King Kong (1933), muitas das quais feitas a partir de miniaturas; e a única fotógrafa da exposição, Ruth Harriet Louise (1903-1940) – a primeira a ter uma carreira significativa em Hollywood, trabalhando com as “novatas” Joan Crawford e Greta Garbo, ajudando a criar as imagens que definiram essas atrizes como estrelas.

John Kobal, inicialmente um entusiasta do cinema, se tornou jornalista, escritor e, por fim, antes de sua prematura morte em 1991, aos 51 anos, foi reconhecido como um dos mais proeminentes historiadores do cinema. Seu livro The Art of the Great Hollywood Portrait Photographers (1980) (A Arte dos Grandes Fotógrafos Retratistas de Hollywood) é ainda hoje referência para a pesquisa cinematográfica.


Director Alfred Hitchcock by Ernest Bachrach 1946. Crédito Jonh Kobal Foundation

Sobre a Fundação John Kobal
Nascido na Áustria, John Kobal sempre foi um cinéfilo e, ainda na adolescência, vivendo no Canadá, na década de 1950, começou a colecionar memorabilia de filmes, uma forma de estabelecer uma conexão com Hollywood.

Criou a fundação em 1990 para incentivar o estudo e a difusão da fotografia, notadamente a retratística. Com a morte de seu criador em 1991, a Fundação John Kobal recebeu parte da sua coleção de ampliações e negativos fotográficos originais produzidos por fotógrafos dos estúdios de Hollywood. Desde a sua criação, a fundação tem oferecido bolsas, apoiado exposições e promovido o estudo do cinema clássico de Hollywood através da publicação de diversos livros. No Brasil, seu acervo é representado pela Getty Images.

Serviço
Exposição Ícones de Hollywood - Fotografias da Fundação John Kobal.
Data:de 17 de fevereiro até 16 de abril.
Ingresso: Grátis.
Classificação: livre.
Espaço Cultural Porto Seguro