AGENDA DAS ARTES

Voltar

Hiorlando

Artistas: João "Hiorlando" Pereira Marques

Curadoria: Paula Porta

De 12/10 a 31/12

Museu Afro-Brasil Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sn - Parque Ibirapuera Portão 10 - Ibirapuera

Telefone: (11) 3320-8900

No próximo dia 12 de outubro, o Museu Afro Brasil abre as portas para receber duas novas exposições que revelam a pulsante diversidade artística do Maranhão: “Hiorlando” e “Afetos”. As exposições fazem parte da programação em comemoração ao aniversário do museu, que celebra catorze anos de existência no próximo dia 23 de outubro. Com curadoria de Paula Porta, "Hiorlando" apresenta 100 esculturas do artista João Pereira Marques, que permanecem em cartaz até dezembro de 2018, com entrada gratuita aos sábados.

Foto: Divulgação.

Hiorlando é o nome adotado pelo artista João Pereira Marques, que apresenta no Museu Afro Brasil as esculturas em madeira da sua fauna lúdica e animada composta por girafas, peixes, sapos, jacarés, cachorros, entre outros bichos fartamente coloridos. “Os bichos de olho vivo e cara sapeca marcam o trabalho de Hiorlando e carregam sua alma”, destaca a curadora. 

Nascido no povoado João Peres, no município de Araioses, no Maranhão, em 1963, Hiorlando começou a esculpir há pouco mais de dez anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse. Galhos do cajueiro, tamboril e cedro são os tipos de madeira que edificam as esculturas do artista, que estão divididas em três categorias: bichos da água, do seco e do imaginário - um verdadeiro mundo encatado para o público infantil!

Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "Hiorlando", com curadoria de Paula Porta.
Datas e horários: De 12 de outubro a 31 de dezembro de 2018. De terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h).
Local: Museu Afro Brasil | Av. Pedro Álvares Cabral, sn - Parque Ibirapuera Portão 10, São Paulo.
Entrada: R$ 6,00 | Meia entrada R$ 3,00 | Gratuito aos sábados. Livre para todos os públicos.