AGENDA CULTURAL

Voltar

Geometria Invertida

Artistas: Luiz Hermano

Curadoria: Paulo Kassab Jr.

De 5/4 a 7/5

Galeria Lume Ver mapa

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Telefone: (11) 3704-6268

A Galeria Lume inaugura a mostra "Geometria Invertida", primeira exposição individual do artista plástico Luiz Hermano em seu espaço, com 16 obras de sua série homônima, inédita e curadoria de Paulo Kassab Jr., onde “o artista analisa a geometria na arte, invertendo seus conceitos e percepções”, define o curador. Trabalhos com formas mais limpas, desprovidos de intervenções pictóricas, iniciam a fase “branca”, onde a inexistencia da cor o branco influi na questão ótica. 

Luiz Hermano, Canto, 2016 - alumínio soldado, 150 x 93 x 20 cm (Divulgação)

Com base em cálculos matemáticos precisos e uma extensa pesquisa visual, o artista simula sensações reais de movimento e profundidade através de um jogo geométrico. “Um cubo se contorce e transforma-se em distintas formas, mantendo sempre uma proporção harmônica que explora os efeitos visuais por meio dos movimentos do espectador”, declara Paulo Kassab Jr.

No início da carreira, o artista trabalhou objetos e esculturas em materiais filiformes, depois disso a figura do cubo passa a merecer destaque em sua obra. Nela, a lógica associada a esse formato geométrico é subvertida pela fragilidade construtiva. Com as estruturas vazadas, enredadas no espaço, suas séries exploram questões ligadas ao equilíbrio e desequilíbrio, discutindo temas ligados a religião, consumismo e tecnologia, de forma delicada, não explícita, onde os temas são entrelaçados nos fios de arame, no aço e no alumínio.

Com articulação metódica, Luiz Hermano impressiona pela sua habilidade manual para exercer a conexão entre objetos pré-existentes no mundo, que ele coleta para agregar ao seu trabalho. A fragilidade aparente das obras advém tanto dos materiais utilizados como do processo de construção. Segundo Paulo Kassab Jr,“o artista busca nas diferentes culturas, as estruturas para suas composições intrincadas, forjadas à mão, pensando as tramas com diferentes materiais”. A genialdade criativa de Luiz Hermano busca, e encontra a transcendência no próprio cotidiano.

Luiz Hermano, Quartzo, 2016 - alumínio soldado, 187 x 80 x 80 cm (Divulgação) 

 

serviço
Exposição: "Geometria Invertida", de Luiz Hermano e curadoria de Paulo Kassab Jr.
Datas e horários: Abertura dia 5 de abril, terça-feira, às 19h00. Em cartaz entre 6 de abril e 7 de maio de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h.
Local: Galeria Lume | Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa.
Entrada franca.