AGENDA DAS ARTES

Voltar

Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai

Artistas: Christian Delgado

Curadoria: Guillermo David

De 8/7 a 10/9

SESC Interlagos Ver mapa

Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial

Telefone: (11) 5662-9500

Exposição retrata a vulnerabilidade das tradições gaúchas

O Sesc Interlagos apresenta, até 10 de setembro 2017, a exposição Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai, que retrata a vida, tradição e cultura gaúcha e traz contribuições para fortalecer sua identidade.

Gaúchos e Gauchos é fruto de um estudo e coleta de dados em campo, realizados ao longo de dois anos, pelo curador argentino Guillermo David e equipe do Sesc São Paulo sob coordenação de Marina Herrero. Asfotografias são do argentino Christian Delgado, produção de Ulysses Fernandes. A exposição conta com as colaborações da Biblioteca Nacional e Museo de Bellas Artes, da Argentina; Consulado de Argentina en Rocha,Sociedad Criolla “Batovi e Bonura”, o folclorista uruguaio Boby Aliano e do Sesc Rio Grande do Sul. 


Christian Delgado.

A cultura do gaúcho (gauchesca) é composta e compartilhada por vários grupos sociais, abrangendo, pelo menos, três países: Brasil, Uruguai e Argentina. Sua vida se articula em torno dos negócios rurais do ciclo do gado, constituindo o que os antropólogos chamam de "complexo equestre”. Esses modelos de vida estão ameaçados de extinção pelos avanços civilizacionais e tecnológicos que interferem em seus costumes tradicionais. De acordo com o curador Guillermo David, a cultura gauchesca está em perigo e resiste aos embates da modernização, a exposição aborda as vulnerabilidades e o desaparecimento da figura social e possíveis causas. A base material da cultura gauchesca manteve-se relativamente estável ao longo dos dois últimos séculos, e se reflete na cultura “popular” e “culta”, dando forma a hábitos e moldes de civilidades próprias de regiões específicas que transcendem as fronteiras dos estados.


Christian Delgado.

Norteado pela premissa de valorizar e revitalizar as culturas regionais, o Sesc São Paulo traz à zona sul da cidade, a exposição Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai, com uma série de imagens de rostos, paisagens e cenas de trabalho, em diversas dimensões registradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Há também estatuetas da cultura popular e elementos do trabalho rural.  Com o intuito de se aproximar e refletir sobre o mundo vital do gaúcho, nos dias 28, 29 e 30 de julho, o Sesc realiza na Unidade Interlagos um encontro dos três países, com a presença do quarteto musical La Sinfonica de Tambores Patria Gaucha (Uruguai), os gaiteiros João Mendes (Porto Alegre - RS) e Waldomiro Azevedo (São Lourenço do Sul – RS), a dupla de músicos Gracio e índio Pessoa (Erechim – RS), o trio feminino Flor de Irupé (Argentina), o grupo de músicos e bailarinos do CTG - Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande (Rio Grande do Sul), os cavaleiros do Piquete 35 e seus animais trazidos de Lagoa Vermelha, com demonstrações de montaria, doma, tiro de laço, e palestras sobre o universo gauchesco. 


Christian Delgado.

A abertura acontece no dia 8 de julho, com visitas gratuitas de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h, até 10 de setembro 2017. Aos finais de semana, complementando a temática da exposição, serão realizadas diversas atividades em diferentes linguagens artísticas, como, música, teatro, literatura e culinária entre outros.  
A programação completa da mostra Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai está disponível no portal: bit.ly/GauchosGauchos

Serviço:
Exposição: Gaúchos e Gauchos – Brasil, Argentina e Uruguai
Data: Até 10 de setembro 2017
Local: Sesc Interlagos
Faixa etária: Livre
Grátis.