AGENDA DAS ARTES

Voltar

Fronteiras_Imigrantes

Artistas: André Penteado

Curadoria: Fernando Velázquez

De 20/2 a 26/3

Red Bull Station Ver mapa

Endereço: Praça da Bandeira, 137 - Centro

Telefone: 11 3107-5065

No dia 20 de fevereiro (sábado), o Red Bull Station abre duas exposições simultâneas nas quais os artistas foram convidados a lançar um novo olhar sob suas obras. "Fronteiras_Imigrantes”, de Andre Penteado, e "Fronteiras_Zero Hidrográfico", da dupla Gisela Motta e Leandro Lima, ficam em cartaz até o dia 26 de março de 2016. Segundo Fernando Velázquez, curador do Red Bull Station, a intenção foi revisitar esse trabalhos dos artistas com um novo olhar. “São obras que abordam o tema fronteira de uma perspectiva não literal”, diz.

Em "Fronteiras_Imigrantes”, Andre Penteado investiga a camada psicológica que envolve oimigrante. Durante os sete anos em que morou em Londres, na Inglaterra, o artista visitou o jardim botânico Kew Gardens onde descobriu um fato inusitado: suas estufas de plantas tropicais são visitadas constantemente por imigrantes originários de países quentes.

São, principalmente, paquistaneses e indianos, em busca de ativar memórias relativas ao tempo deixado para trás. É como se aqueles micro climas, criados e mantidos artificialmente funcionassem como catalisadores de afetos negligenciados na sua atual condição. Foi esta descoberta que impulsionou a criação das três séries fotográficas, ao todo com 29 imagens, do vídeo e da animação que compõem este projeto.

André Penteado (Divulgação)

Sobre o artista 
André Penteado, que nasceu em São Paulo em 1970, produz desde 1998 utilizando a fotografia e o vídeo como instrumentos de investigação das complexas sensações decorrentes de momentos transformadores da vida. Em outra vertente, seu trabalho aborda questões histórico-políticas do Brasil.

serviço 
Exposição: "Fronteiras_Imigrantes", de André Penteado.
Datas e horários: De 20 de fevereiro a 24 de março de 2016. De terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 11h às 19h.
Local: Red Bull Station | Pça. da Bandeira, 137 - Centro.
Entrada franca.