AGENDA DAS ARTES

Voltar

exercício

Artistas: Vários

Curadoria: Marcio Harum

De 28/11 a 10/12

Galeria Jaqueline Martins Ver mapa

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque

Telefone: (11) 2628-1943

A Galeria Jaqueline Martins inaugura no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19 horas, a exposição “exercício”, com trabalhos de 18 artistas do grupo de acompanhamento crítico de pintura promovido por Regina Parra e Rodolpho Parigi. A exposição, em cartaz com entrada gratuita até 10 de dezembro de 2017, tem curadoria de Marcio Harum.

Camila Alvite, Auto retrato I, 2017. Óleo sobre tela, 74 x 57 cm.

Durante os 3 anos de existência do grupo de acompanhamento crítico em pintura, diversos artistas das mais variadas procedências e faixas etárias passaram pelas atividades propostas por seus tutores. As experiências e as práticas de ateliê dos participantes diferem heterogeneamente - tanto em quesitos que vão desde a educação formal em artes, quanto a genuínas inclinações vocacionais, absolutamente experimentais, vivenciadas por parte de alguns deles. O deslocamento, que quer reagir ao sistema da arte da atualidade, surge muitas vezes como vibração propulsora. Há ainda aqueles que pintam movidos por uma saudável energia de diletantismo, e uns que também apresentam uma produção paralela, com forte presença do desenho, colagem, escultura, instalação e performance.

Está claro a todos a condição de exígua espacialidade com a qual se faz reunir as obras selecionadas no ambiente expositivo. Um exercício de coragem. E de resistência.

Fernando Davis, Fancy, 2015/2017. Óleo sobre tela, 190 x 136 cm.

Com uma visada detida, percebe-se a intensidade do trabalho que vem sendo gerado paulatinamente por este conjunto de artistas. Além de pinturas que estão sendo reveladas de maneira não definida por estranhos efeitos abstrato formalistas, nota-se, ao longo desta pesquisa, a profusão de surpreendentes portraits e selfies finalizados sob distintas técnicas. Outros aspectos empregados no reconhecimento e categorização que estão sendo considerados para esta tarefa são os que envolvem inquietantes noções de natureza-morta / figuras de paisagem.

Nesta investigação curatorial em curso, há sem dúvida um interesse desperto pelos trabalhos de difícil classificação. O que está sendo proposto não é somente a organização de uma mera mostra, mas sim a tentativa de estabelecer um aprofundamento visual de observação, percepção, análise, compreensão e exibição de pinturas que convoquem ao exercício agudo da autocrítica. Os trabalhos escolhidos apontam para um exorcismo de reflexão acerca do desequilíbrio de nossas emoções - o cansaço, a solidão, a angústia no sentido do medo do presente e a ansiedade pela negação do futuro, com o qual convivemos elástica e constantemente em meio aos rumores de guerra em tempos de paz neste momento do mundo.

Artistas
Alencar Loch; André Niemeyer; Camila Alvite; Cassio Leitão; Fernando Davis; Giulia Puntel; Gustavo Junqueira; Heloisa Franco; João Di Souza; Julia Gallo; Luiz Queiroz; Malka Borenstein; Maya Weishof; Olga Rodrigues; Rafael Silvares; Silvia Ueki; Stephanie Lucchese e Thalita Hamaoui.

André Niemeyer, Odete, 2017. Óleo sobre papel, 32 x 22 cm.

Serviço
Exposição: "exercício", mostra coletiva com curadoria de Marcio Harum.
Datas e horários: Abertura dia 28 de novembro, às 19h. Em cartaz até 10 de dezembro de 2017. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Jaqueline Martins | Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque, São Paulo.
Entrada gratuita.