AGENDA DAS ARTES

Voltar

Escudo de Aquiles e Outros Reflexos

Artistas: João Câmara

Curadoria: -

De 30/10 a 10/11

FACE Gabinete de Arte Ver mapa

Endereço: Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros, São Paulo - SP

Telefone: (11) 3813-7330

Entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro de 2018, a Face Gabinete de Arte apresenta ao público "Escudo de Aquiles e Outros Reflexos", mostra de pinturas digitais de João Câmara. Depois de exibir o conjunto “Duas Cidades” na Pinacoteca do Estado, em 2002, somente agora o artista visual volta a expor na capital paulistana - e traz 15 obras inéditas para o espaço da galeria em Pinheiros. A mostra tem entrada livre e gratuita.

João Câmara, Gobelin ianque. 129 x 240 cm. Foto: Cortesia FACE Gabinete de Arte.

João Câmara começou a desenvolver trabalhos digitais na década de 1980, paralelamente à sua obra em pintura e litografia. Ao longo de 1997 a 1999, publicou uma longa série de imagens digitais, na sua coluna dominical no Diário de Pernambuco. Esses e outros trabalhos foram reunidos no livro "Originais, Modelos, Réplicas" (1998), acompanhados de textos do autor e posfácio do poeta e ensaista Ferreira Gullar (1930- 2016).

As 15 obras selecionadas para esta mostra são inéditas, realizadas entre 2017 e 2018 e foram impressas no Recife, em exemplares únicos, sob controle e supervisão do próprio artista. Câmara voltou a trabalhar com pintura digital em finais de 2016, orientando esta nova produção a obras originais de grande formato (129 x 240 cm e maiores), impressas em tela.

João Câmara, O legado de São Martinho. Tríptico, 154 x 338 cm. Foto: Cortesia FACE Gabinete de Arte.

De temática variada, mas fiel ao programa figurativo característico do artista - que já participou de três edições da Bienal SP (1969, 1979 e 1984) - o conjunto perpassa o imaginário da literatura, a sedução visual do cinema, a insistência contemporânea da Pintura e sua História.

"Quando me enfiei nesse plasma cambiante da pintura digital, logo descobri que não se tratava só da prática de reproduzir pinturas, mas de adotar as ferramentas intrínsecas de emulação de tintas e os sistemas de edição que o computador disponibilizava para fazer novas obras. Não estava ali, como no meu tempo de litógrafo, a preparar uma matriz  para cópias. Claro que um computador e uma impressora fazem isso com os quatro pés nas costas, mas isso não me interessava", afirma ele.

João Câmara, Deutscstunde. 130 x 183 cm. Foto: Cortesia FACE Gabinete de Arte.

Sobre o artista
Nasceu em João Pessoa (PB), em 1944. Reside e trabalha em Olinda (PE). Teve seu primeiro contato com as artes plásticas através do curso livre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, aos 16 anos. Participou da reinstalação da Sociedade de Arte Moderna de Recife (SAMR) e da instalação da Galeria de Arte e do Atelier Coletivo do Mercado da Ribeira, Atelier + 10, todas em Olinda, e da Oficina Guaianases de Gravura, em Recife.

Criou três grandes séries temáticas: Cenas da Vida Brasileira, Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara e Duas Cidades. Além das três séries, vem compondo, desde os anos 90, um grande repertório de obras não seriadas. Diversos críticos, como Frederico Morais, Tadeu Chiarelli, Mirian de Carvalho e Almerinda da Silva Lopes, escreveram sobre a sua obra.

Ao longo de sua carreira, tem feito exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Possui obras em museus brasileiros e estrangeiros e em coleções públicas e particulares. Tem colaborado em jornais e revistas com ensaios sobre artes plásticas e publicado livros sobre suas obras e seu trabalho.

João Câmara, Comédia Parisiense. 130 x 195 cm. Foto: Cortesia FACE Gabinete de Arte.

Serviço
Exposição: "Escudo de Aquiles e Outros Reflexos", de João Câmara.
Datas e horários: Abertura dia 30 de outubro de 2018, terça-feira (no dia acontece uma conversa com o artista, às 19h). Em cartaz até 10 de novembro de 2018. De terça a sexta, das 11h às 19h, sábado, das 11h às 15h.
Local:FACE Gabinete de Arte | Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros, São Paulo (metrô faria lima > linha 4 amarela).
Entrada livre e gratuita.