AGENDA DAS ARTES

Voltar

Erwin Wurm - O Corpo é a Casa

Artistas: Erwin Wurm

Curadoria: Marcello Dantas

De 25/1 a 3/4

Centro Cultural Banco do Brasil Ver mapa

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Telefone: (11) 3113-3651

O artista austríaco Erwin Wurm produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Na exposição, apresenta uma série de trabalhos que discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Para o artista, a casa é parte do nosso corpo: ela é uma espécie de pele que nos protege, assim como o carro ou a roupa. Em suas obras, esses elementos inanimados ganham vida orgânica – uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade, um carro acima do peso. Esses objetos transviados falam sobre eles próprios, mas falam ainda mais sobre cada um de nós.

Erwin Wurm (divulgação)

A exposição apresenta uma série de trabalhos do artista austríaco Erwin Wurm, que produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Esses objetos transviados falam sobre eles próprios, mas falam ainda mais sobre cada um de nós.


Erwin Wurm - O Corpo é a Casa

O corpo e o comportamento humano estão também em discussão em suas “Esculturas de Um Minuto”, onde o público é convidado a seguir instruções para que se torne, ele mesmo, uma escultura do artista durante 60 segundos, numa espécie de performance não planejada.

No dia 25, às 15h, Wurm realiza uma palestra no CCBB para conversar com o público sobre seu processo criativo mediante retirada de senha 1h antes do início do evento.

Serviço:
Erwin Wurm - O Corpo é a Casa
Centro Cultural Banco do Brasil
Classificação Indicativa: livre.
Visitação com hora agendada: Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e sitebb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
Guia Auditivo: Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play)