AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ensaio de Tração

Artistas: Vários

Curadoria: -

De 21/10 a 12/3

Estação Pinacoteca Ver mapa

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia

Telefone: (11) 3324-1000

A Pinacoteca de São Paulo apresenta “Ensaio de Tração”, mostra coletiva de vídeos produzidos por artistas brasileiros que se dedicam a explorar os limites da linguagem audiovisual. A ideia nasceu do desejo de mostrar pela primeira vez na Pina a obra Da janela do meu quarto (2004), de Cao Guimarães, que entrou para o acervo do museu em 2015 pelo Programa de Patronos da Arte Contemporânea. A mostra fica em cartaz no prédio da Estação Pinacoteca até 12 de março de 2018. A entrada é gratuita.

Estação Pinacoteca. Imagem: Aline França

Da janela do meu quarto traz cenas de uma rua de areia em que, debaixo de chuva, duas crianças brigam e, ao mesmo tempo, brincam. O vídeo de cinco minutos foi captado em Super 8 e será exibido em sua versão digital. Já conquistou prêmios de melhor curta e melhor filme em festivais brasileiros e um francês.

A partir deste vídeo foram reunidos trabalhos de outros artistas, entre eles Nau (2017), de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado, comissionado pela Fundação Bienal de São Paulo para ser apresentado no Pavilhão do Brasil na 57ª Bienal de Veneza e agora exibido pela primeira vez no Brasil, além de Terreno (2004), de Janaina Wagner, 9493 (2014), de Marcellvs L., e Thierry (2012), de Wagner Morales.

Os filmes têm em comum a ambiguidade entre o documental e a ficção. As narrativas oscilam entre a encenação e o registro, embaralhando a percepção do espectador. Assim, cada vídeo recorre a diferentes recursos da linguagem fílmica: o enquadramento, a edição, a montagem do som e a performance da câmera, para colocar em suspensão o desenrolar da ação.

“Os trabalhos na exposição criam imagens potentes de resistência e resiliência em dimensão física, política e mental e eles colocam os espectadores numa situação simultaneamente de voyeur e de cúmplice”, explica Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca.

(Divulgação)

Serviço
Exposição: “Ensaio de tração”, mostra coletiva de vídeos produzidos por artistas brasileiros.
Datas e horários: Em cartaz entre 21 de outubro de 2017 e 12 de março de 2018. De quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00.
Local: Pina Estação (segundo andar) | Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia, São Paulo (a Pina Estação fica próxima à estação Luz da CPTM, vizinha à Sala São Paulo).
Entrada gratuita.