AGENDA DAS ARTES

Voltar

Divas

Artistas: Ellen von Unwerth

Curadoria: Mario Cohen e Nadine Barth

De 9/3 a 25/5

Galeria Mario Cohen Ver mapa

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 177 cj 12 – 2º andar, Jardim Paulistano

Telefone: (11) 3062-2084

A Galeria Mario Cohen exibe 30 obras de Ellen von Unwerth na mostra "Divas", em cartaz entre os dias 9 de março e 20 de abril de 2018. Com curadoria de Nadine Barth e do próprio Mario Cohen, a mostra reúne importantes imagens da carreira da artista que influenciou com assinatura estética marcante o universo da moda ao acentuar a feminilidade e a força das modelos em suas fotos, extraindo delas exuberância e protagonismo. A exposição tem entrada gratuita.

Ellen von Unwerth, Freshly bloomed - Bavaria, 2015 (Divulgação)

A mostra exibe retratos icônicos de Kate Moss, Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Christy Turlington, entre outras personalidades, e agrada aqueles que se interessam por moda, fotografia e estética ao reunir um portfólio vasto e extenso da fotógrafa que sempre teve múltiplos interesses, tendo se aventurado em prejetos artísticos diversos, além de comerciais.

"Quando Ellen fotografa uma mulher, temos de fato algo próximo a uma deusa porque elas existem por méritos próprios, são autoconfiantes e seduzem de maneira cativante. São divas conscientes de seu fascínio seja em grandes aparições ou despretensiosas em atitudes triviais, como no ato de abrir a porta da geladeira", explica Nadine.

Muitas das fotografias expostas estão também no novo livro Heimat (Taschen/2017), de Unwerth, onde ela presta uma homenagem irreverente à região da Baviera - onde passou parte de sua vida - explorando com humor e sensualidade os clichês folclóricos do lugar. "O trabalho da Ellen sempre foi uma celebração da feminilidade, da alegria de viver sem nunca objetificar suas personagens, liberando e as tornando poderosas. A exposição se chamará 'Divas', mas poderia ser 'Woman Power'", finaliza Cohen.

Ellen von Unwerth, Mais amor, por favor - Alessandra Ambrósio, Rio de Janeiro, 2014 (Divulgação)

Sobre a artista
Criadora multimídia é um termo que define pessoas como a Ellen: ex-modelo, cineasta, diretora de vídeo e fotógrafa fashion consagrada, começou a vida profissional como assistente em um circo após sair do orfanato no qual foi criada desde que nasceu em 1954. Descoberta ainda jovem por John Casablancas, foi retratada no papel de modelo promissora por nomes como Helmut Newton, Guy Bordin e Oliviero Toscani. Mais tarde, em 1986, incentivada por um namorado que lhe presenteou com uma câmera fotográfica, atuou como fotojornalista até voltar para o mundo da moda, mas desta vez manejando as lentes.

Reconhecida por investir em uma estética colorida, sexy e sofisticada, colocou-se como um contraponto às heroínas chiques da década de 1990 – época em que as modelos eram excessivamente magras, tristes e, muitas vezes, com um aspecto doente. Na contramão disso, Ellen sempre revelou mulheres fortes, descontraídas, poderosas e felizes captadas pelo olhar inquieto que, segundo ela, é assim por ser naturalmente feminista. O faro para reconhecer jovens talentos deu o pontapé inicial nas carreiras estreladas de Claudia Schiffer, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, entre outras.

"Sempre busco por vida em minhas imagens. Nelas, as mulheres são fortes, descontraídas, poderosas. Estão se divertindo. Para mim, nas fotos, nem as acho tão sensuais assim", afirmou Ellen em entrevista para a Flare.

Retrato de Ellen von Unwerth (Divulgação)

Serviço
Exposição: "Divas", de Ellen von Unwerth com curadoria de e Mario Cohen.
Datas e horários: De 9 de março a 20 de abril de 2018. De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h.
Local: Galeria Mario Cohen | Rua Joaquim Antunes, 177, conjunto 12 - Jardim Paulistano, São Paulo. 
Entrada gratuita.