AGENDA DAS ARTES

Voltar

Desenhos e ou...

Artistas: Waltercio Caldas

Curadoria: -

De 7/10 a 28/10

Galeria Raquel Arnaud Ver mapa

Endereço: Rua Fidalga, 125 - Vila Madalena

Telefone: (11) 2368-1572

Esta exposição na Galeria Raquel Arnaud dia 7 de outubro, é uma oportunidade rara de o público visitar uma mostra de Waltercio Caldas na qual o desenho é o protagonista. Os trabalhos reunidos revelam o sentido amplificado que o artista confere ao formato.


Waltercio Caldas- Sem título. Foto: Jaime Acioli.

Os 35 trabalhos, produzidos de 2012 até o presente, demonstram, como diz o artista, que talvez a palavra desenho não caiba na complexidade do que acontece com os objetos tridimensionais em papel. São obras que reivindicam sua autonomia, com destacada qualidade narrativa no panorama de sua trajetória. “O desenho vem de desígnio, e é assim que gostaria que as obras fossem, não como uma representação, mas como algo que posa vir a aparecer”, afirma Waltercio.

Como os desenhos são tridimensionais, o artista trata as questões de espaço da mesma forma como as trata em suas esculturas. Segundo Waltercio, seu interesse reside na tensão entre simplicidade e complexidade. “Passo o tempo todo procurando simplicidade, mas só encontro complexidade”.


Waltercio Caldas. Foto: Vicente de Mello.

A exposição na Galeria Raquel Arnaud acontece num momento em que o artista tem destacada atuação internacional. Em março último foi realizada sua individual na Cecilia Brunson Projects, em Londres, e, em dezembro deste ano será na Galeria Xippas, em Paris. Em 2018 suas obras irão para Genebra.

Na abertura da exposição, dia 07 de outubro, será lançado o livro “Os Desenhos”, de Waltercio Caldas, com texto de Lorenzo Mamì, coordenação editorial de Charles Cosac, projeto gráfico de Elaine Ramos e Gabriela Castro. A publicação bilingue editada pela BEI Editora traz uma seleção de aproximadamente 160 trabalhos, concebidos desde a década de 1960 até os atuais.


Waltercio Caldas.

A Galeria abraça ao mesmo tempo essas duas ações especiais, exposição e livro. Cada uma, porém, com seu arsenal artístico próprio. Os dois diferentes conjuntos de obras reafirmam a persistência e o vigor de Waltercio na operação do desenho, esgarçando seus limites para muito além de um gênero artístico.

Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, 1946)
Sua obra integra coleções de instituições como Centre Pompidou (França), Museum of Modern Art – MoMA (EUA), MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, Instituto Inhotim, além de outras coleções institucionais e particulares em todo o mundo. Entre as exposições de que o artista participou, destacam-se as 19ª, 20ª e 23ª edições da Bienal de São Paulo, 47ª e 52ª edições da Bienal de Veneza, Documenta 9, em Kassel, e 6ª Bienal do Mercosul.

Serviço: 
Exposição: “Desenhos e ou...”, de Waltercio Caldas
Data e Horário: 07 de outubro às 12h
Em cartaz: até 28 de outubro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 12h às 16h
Local: Galeria Raquel Arnaud- Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena
Entrada livre e gratuita.