AGENDA DAS ARTES

Voltar

Brasil - Israel, Olhares sobre Povos e Costumes

Artistas: Agê Barros e Tomer Ifrah

Curadoria: -

De 24/1 a 26/2

Memorial da América Latina Ver mapa

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Telefone: (11) 3823 4600

O Memorial da América Latina e o Consulado Geral de Israel em São Paulo convidam para a exposição fotográfica "Brasil – Israel, Olhares sobre Povos e Costumes", que ficará em cartaz na Biblioteca latino-americana do Memorial, de 24 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017, com entrada gratuita.

A exposição apresenta 20 retratos que trazem o olhar do fotógrafo brasileiro Agê Barros sobre a sociedade israelense e outros 20 retratos do fotógrafo israelense Tomer Ifrah com sua interpretação do povo brasileiro. 

Agê ganhou o concurso promovido pelo Consulado em parceria com o Memorial e viajou a Israel em novembro de 2016, trazendo um rico recorte do país que representa sua diversidade cultural e seu contraste entre o tradicional e o moderno. "Assim que pisei em Israel, percebi que seria a oportunidade de desconstruir valores pré-estabelecidos por meio da arte. A exposição vai permitir essa desconstrução, abrindo caminho para uma nova construção da imagem do país", afirma o artista. Entre rabinos, árabes, tatuadores e barbeiros hipsters é possível compreender a complexidade dessa sociedade tão diversa.

Já Tomer Ifrah viaja desde 2007 pelo mundo documentando povos e sua cultura. No Brasil, a variedade chamou sua atenção. "Meu objetivo é mostrar a diversidade do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, a individualidade e o cotidiano das pessoas, já que cada retrato conta uma história", afirma o fotógrafo, que morou em São Paulo por alguns meses, onde fotografou skatistas, orientais, religiosos, entre tantos outros que fazem da cidade esta metrópole globalizada.

As fotos levam o espectador a uma viagem pelos dois países e, ao mesmo tempo, confundem com as semelhanças e intrigam com as diferenças. É uma chance de se surpreender com Israel através das lentes de um brasileiro e redescobrir o Brasil pelo olhar de um israelense.

A exposição faz parte do mês de Israel no Memorial, que ainda conta com um ciclo de palestras sobre diversos temas relacionados ao país, como diversidade, cinema, literatura e tecnologia (ver a programação completa abaixo).

Sobre Agê Barros
Agê Barros é formado em Publicidade e Propaganda, com especialização pela Miami Ad School. Começou como fotojornalista em 1990. Dez anos depois, passou a trabalhar em agências de publicidade na área de criação. Em 2010, decidiu dedicar-se exclusivamente à fotografia, fundando o estúdio Pandalux, em São Paulo. Desde então, registrou belezas e costumes de lugares como Marrocos, Grécia, França, Itália, Espanha, EUA, Brasil, além de ter emprestado seu olhar para marcas como Nike, Sadia, Ben&Jerry’s, Molico, C&A, Knorr, Herbalife, Kipling. Em 2016, expôs no 4º Salão de Outono da América Latina, promovido pela Associação Cultural Salon d’Automne França-Brasil. 

Sobre Tomer Ifrah
Nascido em Israel em 1981, Tomer Ifrah começou a fotografar histórias documentais em 2007, depois de sua primeira viagem à Etiópia. Desde então, ele passou a se dedicar à fotografia documental e a projetos de cunho social. Seu trabalho já foi destaque em várias publicações internacionais, como The New Yorker, The Guardian e CNN. Tomer viaja frequentemente pelo mundo para trabalhos independentes de documentário e, em Israel, já ganhou diversos prêmios por seu trabalho. 

Programação Ciclo de Palestras
1/2 –“A diversidade na sociedade Israelense”
Fares Saeb, Vice-Cônsul Geral de Israel em São Paulo 

8/2 – “Tecnologia e Inovação israelense”
Boaz Albaranes, Cônsul para assuntos Econômicos de Israel em São Paulo 

15/2– “A influência dos autores árabes na literatura israelense”
Luis Sérgio Krausz, Professor de Literatura Hebraica (USP)

22/2 – “Uma viagem pelo cinema israelense”
Antonio Carlos Sandoval, assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo

Serviço
Exposição: "Brasil - Israel, Olhares sobre Povos e Costumes"
Local: Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina