AGENDA DAS ARTES

Voltar

AÚ/CAPO-E

Artistas: Allyson Alapont (ELXVA)

Curadoria: -

De 4/10 a 28/10

Galeria de Arte do SESI Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César

Telefone: (11) 3146-7405

Inspirada nos movimentos da capoeira, a obra inédita "AÚ/CAPO-E" estreia dia 4 de outubro, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. Produzida pelo artista Allyson Alapont (ELXVA) especialmente para a enorme plataforma de LED a céu aberto, a obra é uma justaposição da arte experimental videográfica e dos movimentos cinéticos da capoeira, em uma versão futurista e com referências à pop-art. As animações poderão ser vistas gratuitamente todos os dias, das 20h às 6h, na fachada do prédio, até 28 de outubro de 2018.

A obra permanece exposta até 28 de outubro de 2018. Créditos: Divulgação.

Para criar as animações, ELXVA usou imagens em chroma key (técnica de sobreposição por meio da anulação de uma cor padrão, geralmente o verde) aliadas a efeitos visuais, loops (estruturas de repetição), rotoscopias (técnica usada para redesenhar quadros de filmagens) e composições gráficas de animação (motion graphics). Dessa forma, a AÚ/CAPO-E explora técnicas narrativas híbridas a partir da captação imagética de jogos de capoeira.

Para quem quiser conhecer mais de perto o trabalho do artista, ELXVA dará a oficina "Introdução à captação de imagem em Chroma Key e à aplicação de Motion Graphics" entre os dias 23 e 26 de outubro, das 19h às 22h. Ao longo de quatro encontros, serão apresentadas noções teóricas e práticas sobre as logísticas de captação de imagem e conhecimentos básicos de edição e pós-produção. Ao final da oficina, cada participante poderá produzir sua própria videoarte, com direito a gravações com um capoeirista profissional e mini estúdio de edição. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 15 de outubro no site do Centro Cultural Fiesp.

Sobre o artista
Allyson Alapont (ELXVA) é diretor de filmes, videoartista e fotógrafo. Nasceu em 1988 em Porto Alegre e trabalha com criação de imagem há 10 anos. Destaca-se em produções experimentais independentes e image making contemporânea no cinema, em videoclipes e na videoarte. AÚ/CAPO-E foi contemplada pela edição 2018 do edital de ocupação da Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp.

Serviço
Exposição da obra AÚ/CAPO-E, de Allyson Alapont (ELXVA).
Datas e horários: De 4 a 28 de outubro de 2018. Diariamente, das 20h às 6h.
Local: Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (fachada do prédio da Fiesp e do Sesi-SP) | Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Visitação livre e gratuita.
"Oficina Introdução à captação de imagem em Chroma Key e à aplicação de Motion Graphics", com ELXVA
Datas: de 23 a 26 de outubro de 2018.
Horários: terça a sexta, das 19h às 22h.
Local: Sala do Educativo.
Nível: Iniciante – Conhecimentos básicos em edição de vídeo (Adobe Premiere e Adobe After Effects).
Classificação indicativa: 14 anos.
Vagas: 15 vagas.
Carga Horária: 12 horas.
Grátis. Inscrições de 15 a 21 de outubro pelo site do centro cultural.