AGENDA CULTURAL

Voltar

Assim elas comemoram a vitória

Artistas: Yael Bartana

Curadoria: -

Á partir do dia 18/3

Casa do Povo Ver mapa

Endereço: Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro

Telefone: (11) 3227-4015

A obra Assim elas comemoram a vitória é um neon que ocupa o hall de entrada do prédio. A frase, extraída a partir de uma pesquisa da artista pelo arquivo da instituição, se refere a um folheto de 1946 que anuncia sua criação no Bom Retiro, e convida a comunidade judaica recém-chegada ao Brasil a contribuir. O texto assinado por um de seus fundadores, Bernardo Seibel, recebe o título "Assim eles comemoraram a vitória" e assinala o papel da Casa do Povo como um monumento à vitória contra o nazi-fascismo, construído em homenagem aos judeus assassinados nos campos de extermínio. 

A frase na obra de Yael Bartana é modificada sutilmente de duas maneiras. Primeiramente é trazida ao tempo verbal presente como forma de questionar o lugar das utopias e das tensões políticas contemporâneas vividas hoje, como as correntes políticas mais autoritárias e xenófobas que têm surgido em várias partes do mundo. Dessa forma, a obra atualiza a ideia a da Casa do Povo como espaço de memória e resistência que se propõe, desde sua fundação até os dias de hoje, a inventar e imaginar possíveis futuros.

O pronome “eles” também é passado para a versão feminina, como diálogo direto com outros trabalhos da artista. Em especial, no seu projeto mais recente entitulado What If Women Ruled the World? [E se as mulheres governassem o mundo?] (ainda em processo), Yael Bartana propõe uma realidade alternativa à nossa com a instauração de uma sociedade matriarcal. No contexto da obra para a Casa do Povo, a artista constrói uma nova narrativa, imaginada como possibilidade, para a história da instituição. 


Foto: Edouard Fraipont 

A obra é permanente e pode ser vista tanto pelos visitantes do espaço quanto por quem está de passagem na rua Três Rios.

Serviço: 
Assim elas comemoram a vitória
Local: Casa do Povo