AGENDA DAS ARTES

Voltar

Angústia

Artistas: Marcos Vampré

Curadoria: Juan Esteves

De 15/12 a 18/1

Galeria ARTE691 Ver mapa

Endereço: Rua Dr. Miranda de Azevedo, 691 - Vila Anglo Brasileira, São Paulo

Telefone: (11) 96366-9393 / (11) 99986-8144

No dia 15 de dezembro o paulistano Marcos Vampré inaugura a mostra "Angústia", na Galeria ARTE691. Com curadoria de Juan Esteves, a mostra apresenta 10 fotografias em preto e branco, em formatos que vão de 30 x 40 cm a 50 x 70 cm. As imagens fazem parte do livro homônimo que será lançado na ocasião. A mostra permanece em cartaz na galeria, com entrada livre e gratuita, até 18 de janeiro de 2019

Foto: Marcos Vampré / Divulgação.

"Angústia" traz na sua totalidade imagens contemplativas, uma narrativa discreta e serena que diz respeito as nossas perdas cotidianas e existenciais. No caso, a perda de contato entre o autor e seu pai, que veio se distanciando da família, diagnosticado com demência senil.

Acredita-se que as mudanças e perdas no comportamento (GLB) em idosos envolva também uma modulação deficiente do processamento da sua visão espacial, por terem suas funções executivas prejudicadas. Na mostra, o fotógrafo procura compensar esta questão através de percursos da memória que mantêm certos estágios das suas relações pregressas, uma reorientação através da imagem fotográfica.

Algo como refazer um caminho conhecido em contrapartida ao atual, perdido na ausência de relacionamento e que perdeu a perspectiva futura. Assim, ele trabalha vestígios, como garrafões antigos, um telefone analógico largado, uma janela imprecisa e caminhos humanos, onde a composição ora isola o personagem, seja no caminhar na beira do mar, na entrada por um túnel escuro, uma praça. Ora é representada pelo still de objetos, a portaria noturna de um edifício, ou uma janela em uma empena.

Foto: Marcos Vampré / Divulgação.

A densidade do tom quase rebaixado reforça o estado de espírito, o intermezzo entre a consciência e a perda. Os cinzas médios se tornam referências da modulação sensorial, da tentativa de retormar algo inexistente, fragmentos da memória de ambos que se tornaram imagens.

"Angústia" é um livro e uma mostra intimista, com impressões trabalhadas com muito cuidado pelo autor. Seja a impressa em papel Garda Kiara, italiano que compõe o booklet ou nos papéis delicados de algodão que abrigam as imagens da parede. Momentos de contemplação e reflexão da vida.

Sobre o artista
Marcos Vampré é paulistano e graduado em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Inicia uma carreira como pintor no atelier do artista Osman Said, participando de vários salões de arte pelo interior paulista. Em 2012 passa a se dedicar a fotografia tendo como formação os cursos com Marcelo Greco, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, o curador pernambucano Diógenes Moura, o fotógrafo holandês Leo Divendal e com o curador francês Pierre Devin. Atualmente frequenta o Ciclo de Estudos da Fotografia com o fotógrafo e curador paulista Juan Esteves

Foto: Marcos Vampré / Divulgação.

Serviço
Exposição: "Angústia", de Marcos Vampré com curadoria de Juan Esteves.
Datas e horários: Abertura dia 15 de dezembro, sábado, das 11h às 16h. Em cartaz até 18 de janeiro de 2019. De quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábados, das 12h às 16h.
Local: Galeria ARTE691 | R. Dr. Miranda de Azevedo, 691 - Vila Anglo Brasileira, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.