AGENDA CULTURAL

Voltar

A Desobediência Civil

Artistas: Geraldo Souza Dias

Curadoria: -

De 1/4 A 25/9

Memorial da Resistência Ver mapa

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia

Telefone: 11 3335-4990

Mostra fica em cartaz até 25 de setembro e traz uma reflexão sobre os atos de cidadania para o aprimoramento do estado democrático de direito

Com o título a desobediência civil, Geraldo Souza Dias expõe no Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, até 25 de setembro de 2017. A mostra é composta por 22 pinturas a óleo e colagem sobre tela e madeira – com duas obras que compõem-se de múltiplos quadros de pequenas e médias dimensões, a primeira, ziviller Ungerhorsam, formada por 51 peças, e uma segunda, arte e resistência, um friso formado de 23 pinturas – , e por fim, um vídeo de aproximadamente 4 minutos, Zen Hostel Brasil, apresentado em looping que traz alguns fragmentos da produção do artista.
O objetivo da mostra é revelar e refletir situações políticas-sociais de constrangimento às liberdades e aos direitos humanos na história republicana brasileira, retratadas na arte de Geraldo.


Primavera Paulista- Geraldo Souza Dias 

Souza Dias não sofreu tortura física na época da ditadura, mas ficou detido no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), que hoje é o Memorial da Resistência, por ter participado de uma reunião de estudantes durante a Ditadura Civil-Militar. Este trauma da detenção permanece em sua memória e em sua produção que pode ser conferida na mostra a desobediência civil.
Ao visitar o espaço, não deixe de conferir a exposição temporária “Carta Aberta: Correspondências na prisão”, que também está no terceiro andar do Museu, e revela como foi a comunicação entre ex-presos políticos com os familiares e amigos durante a ditadura militar, que fica em cartaz até 18 de setembro.


Kulturhaus- Geraldo Souza Dias

Serviço:
Memorial da Resistência
Exposição: a desobediência civil
Data: 1º de abril a 25 de setembro de 2017
Local: Sala 1 – 3º andar
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3335-4990
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada Gratuita
Acessibilidade no local
www.memorialdaresistenciasp. org.br