AGENDA DAS ARTES

Voltar

A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez

Artistas: Jacques Douchez

Curadoria: José Luis Hernández Alfonso e Laura Rodríguez.

De 17/1 a 16/12

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

O MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) apresenta, a partir do dia 17 de janeiro de 2018, as primeiras exposições do ano no museu: "A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez", que homenageia o artista e tapeceiro francês; e a mostra "P/B - Acervo MAB", com obras de diferentes artistas e períodos mas todas dominadas pelos pigmentos preto, branco e as gamas intermediárias de tons de cinza. "As duas exposições integram-se ao estarem atreladas, principalmente, à obediência curatorial que prestam à cor", destaca o curador do MAB FAAP, José Luiz Hernández AlfonsoAmbas as exposições permanecem em cartaz até 16 de dezembro de 2018, com entrada livre e gratuita.

Jacques Douchez, Canigou, 2008. Óleo sobre tela. Acervo Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP, Doação do Espólio de Jacques Douchez, 2017.

Em "A cor não tem fim", o MAB FAAP apresenta ao público sua coleção composta por pinturas, desenhos e, principalmente, tapeçarias de Jacques Douchez. Radicado brasileiro em 1949, o artista foi um dos mais notáveis tapeceiros da segunda metade do século XX, uma vez que suas ideias e realizações passaram a distinguir artisticamente a tapeçaria produzida no Brasil.

"Douchez conhecia muito bem os materiais e dominava os processos técnicos de realização da tapeçaria, por isso conseguiu inserir valores de tridimensionalidade que nos levam a apreciar suas realizações como esculturas de fibras", destaca José Luiz.

Jacques Douchez, Rubicão, 1981. Lã em tear manual. Acervo Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP, Doação do Espólio de Jacques Douchez, 2017.

Serviço
Exposição: "A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez", com curadoria de José Luis Hernández Alfonso e Laura Rodríguez.
Datas e horários: Abertura dia 17 de janeiro de 2018. Em cartaz até 16 de dezembro de 2018. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (permanência até as 19h); sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h (permanência até as 18h). Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado.
Local: MAB FAAP (Sala Annie Alvares Penteado) | Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.