AGENDA DAS ARTES

Voltar

3Capas

Artistas: Tec

Curadoria: Baixo Ribeiro

De 26/9 a 7/11

Choque Cultural Ver mapa

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3061-2365

A exposição "3Capas", em cartaz entre os dias 26 de setembro e 7 de novembro de 2015, é a terceira individual do argentino Tec na Choque Cultural. O artista mora no Brasil há alguns anos e vem criando uma forte marca na cidade com seus desenhos de asfalto, inovadora forma de intervenção visual urbana que usa o chão como suporte, ao invés dos muros. A curadoria é de Baixo Ribeiro.

Os últimos trabalhos pictóricos de Tec têm sido marcados por um processo que incorpora a velocidade e a força, elementos que o artista domina e desenvolveu nas experiências urbanas - das pinturas rápidas e no escuro às pinturas feitas no alto de prédios. Nas palavras do artista: Na camada de base, a tinta atinge a tela vazia e branca com energia e velocidade,escorrendo e espirrando. Na segunda camada, o artista coloca massas de cores, escondendo ou revelando o que está embaixo, criando diferentes equilíbrios entre as pinceladas rápidas anteriores e a cobertura. E na terceira "capa", Tec arremata a pintura com interferências varias e delicadas, desenhando e escrevendo sobre o que foi descoberto das primeiras camadas.

Visitas e encontros na cidade
O programa da exposição prevê algumas visitas a intervenções públicas. A ideia é reunir pequenos grupos para visitar alguns lugares/obras e discutir as novas questões que estão sendo abordadas pelo artista. O impacto de um trabalho de Tec no ambiente urbano é melhor compreendido com a presença no local, dessa forma, a mostra propõe abrir esse diálogo em encontros nos locais próximos das obras.

Vídeos e projeções
Esse ano, Tec iniciou alguns trabalhos que unem as grandes instalações de escala urbana às novas tecnologias de filmagem com drones. Através dessa técnica de filmagem, ele apresenta seus trabalhos feitos no chão a uma altura de 50 metros ou mais. Com esse recurso, o artista tem explorado as potências da cartografia (a vista em zoom das ruas da cidade).

A arte urbana, o site specific e artes performáticas têm recebido muitos novos recursos tecnológicos nos últimos anos - tecnologias de geo-posicionamento, de filmagem e edição de imagens, time-lapses etc. Somam-se a esses recursos de produção, outras tantas inovações na comunicação com o público - como as novas ferramentas das redes sociais ou os muitos aplicativos que conectam artistas e públicos diversos.

No programa da exposição, também estão propostas algumas audiências da produção videográfica do artista, incluindo as experiências com drones. Telas 3 capas, o nome da exposição, fala do processo criativo nas novas pinturas de Tec.

Sobre o artista
O argentino Tec participou de alguns coletivos e projetos especiais com a curadoria de Baixo Ribeiro. Na exposição do MASP em 2011, Tec fez parte de um coletivo com os artistas Defi Gallardo e Chu-Doma para produzir instalações de grandes portes e diversas formas de interação com o público. Usando novas e inexploradas tecnologias digitais e anológicas, os trabalhos propuseram experiências de imersão e participação para mais de 250 mil visitantes em seis meses de exibição.

Outros projetos expositivos, de intervenção urbana ou virtuais incluíram públicos que não costumam participar da comunidade artística. Como na série de pinturas gigantes do Projeto PIPA, realizado em pleno dia e mexendo com a rotina da população local. O projeto transformou algumas ladeiras do bairro de Americanópolis, na divisa com São Caetano do Sul em estúdios abertos, nos quais o artista se deixou assistir trabalhando. Para filmar depois com drones, mapeando o lugar e as pinturas em escala de land art.

Tec tem também alguns murais verticais importantes na cidade, como o de mais de 200 metros que acaba de finalizar ao lado do Parque do Povo. Na primeira semana de outubro, o artista vai iniciar a produção de uma grande pintura mural, num prédio de dezesseis andares, próximo ao Minhocão.

Tec / Divulgação

Mural do artista / Divulgação

Tec / Divulgação

serviço
Exposição: "3Capas", de Tec com curadoria de Baixo Ribeiro.
Datas e horários: De 26 de setembro até 7 de novembro de 2015. De terça a sábado, das 11h às 18h.
Local: Choque Cultural | Rua Medeiros de Albuquerque 250 - Vila Madalena.
Entrada franca.