AGENDA DAS ARTES

Voltar

1967-2017 Museu Lasar Segall 50 anos

Artistas: Lasar Segall

Curadoria: -

De 23/9 a 24/9/18

Museu Lasar Segall Ver mapa

Endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana

Telefone: (11) 2159-04000

O Museu Lasar Segall (MLS), idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva do artista, e implantado por seus filhos, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall, foi inaugurado em 21 de setembro de 1967. E neste ano de 2017 completa meio século de história. Pra comemorar, o museu abre a exposição "1967-2017 Museu Lasar Segall 50 anos",  a mostra vai agrupar acervos arquivísticos, bibliográficos e artísticos de exposições já realizadas. É uma exposição de longa duração, que tem inicio dia 23 de setembro de 2017 e segue até 24 de setembro de 2018. 


Inauguração do Museu Lasar Segall em 21 de setembro de 1967. No centro, Mauricio Segall (de óculos e braços cruzados), no canto inferior o então governador de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré e Senhora, e os netos do artista Berta Segall e Mario Lasar Segall.

Ao longo de seus cinquenta anos, a instituição, que tem como missão preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall, deixou sua marca registrada no cenário museológico brasileiro como um museu pautado na experimentação e no pioneirismo, para além de um espaço de contemplação. Sua trajetória evidencia os traços do amadurecimento para a consolidação de uma instituição cultural propulsora de vivências e experiências no campo das artes visuais, da ação educativa, nas áreas de literatura, música, cinema e teatro. 


Menino com lagartixas, 1924. Óleo sobre tela, 98x61 cm. Importante obra da fase brasileira do pintor.

A política cultural do MLS, que teve na figura de Mauricio Segall o seu principal mentor, buscou durante sua caminhada fomentar nos frequentadores uma consciência crítica. A frente da instituição por 30 anos, Mauricio deixou sua marca, protagonizando a função social do museu, baseada em princípios participativos, tendo um olhar humanista em relação aos seus colaboradores e coerência em suas ações. Postura que marcou indelevelmente a instituição, considerada por funcionários e frequentadores, uma verdadeira escola de vida.

 
Família do pintor, 1931. Óleo sobre tela, 100x80 cm. Obra de Lasar Segall, pertencente ao Acervo Museu Lasar Segall, onde são representados sua esposa Jenny e seus filhos Maurício e Oscar, idealizadores do Museu Lasar Segall.

Dando início às comemorações do cinquentenário do Museu Lasar Segall, essa mostra tem a oportunidade de evidenciar, por meio de seus cinco acervos institucionais, aspectos importantes de um percurso inovador, construído de forma democrática e estimulante, legitimando o Museu como um verdadeiro instrumento de transformação social, vivo e dinâmico.

Serviço:
Exposição: 1967-2017 Museu Lasar Segall 50 anos
Data: 23 de setembro de 2017
Em cartaz: até 24 de setembro de 2018 
Horário de funcionamento: Diariamente das 11h às 19h, Fechando às terças
Local: Museu Lasar Segall- Rua Berta, 111 - Vila Mariana
Entrada livre e gratuita.