AGENDA DAS ARTES

Voltar

100 anos de Athos Bulcão

Artistas: Athos Bulcão

Curadoria: Marília Panitz e André Severo

De 1/8 a 15/10

Centro Cultural Banco do Brasil Ver mapa

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Telefone: (11) 3113-3651

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) apresenta a exposição "100 anos de Athos Bulcão", que celebra o centenário do artista brasileiro conhecido pela diversidade de sua obra e sua inegável importância histórica e cultural. Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a mostra permanece em cartaz entre 01 de agosto e 15 de outubro de 2018. A entrada é livre e gratuita. Simultaneamente, o CCBB-SP apresenta "Esquinas que me atravessam", individual de Rodrigo Sassi, em cartaz até 22 de outubro de 2018.

Azulejaria de Athos Bulcão. Foto: Fundação Athos Bulcão.

Após passar por Brasília e Belo Horizonte, a mostra chega a São Paulo para apresentar mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, realizados entre 1940 e 2005, que tornam possível visualizar o caminho de Athos no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima. De São Paulo a exposição segue para o CCBB-RJ, onde acontece sua última exibição ao público.

Além dos famosos painéis de azulejo, como o do Memorial da América Latina, o artista demonstra sua criatividade e apuro estético de diversas outras formas, como em gravuras, pinturas e figurinos. Aproveitando também o caráter urbano e democrático da produção de Athos Bulcão, a mostra aposta na interatividade para ganhar ainda mais a atenção do público. Os visitantes podem baixar um aplicativo criado especialmente para a exposição e interagir e apropriar-se de projetos do artista. Além disso, um grande cubo na parte de fora do museu convida os transeuntes para fazer selfies a frente dos mais diversos painéis de azulejo do artista.

Visitação com hora agendada
A exposição ainda conta com a opção de visitação com hora agendada. Basta procurar pela mostra no aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) ou acessar culturabancodobrasil.com.br; na bilheteria do CCBB só é possível agendar um horário mediante disponibilidade.

Athos Bulcão. Foto: Diego Bresani.

Serviço
Exposição: "100 anos de Athos Bulcão"
Datas e horários: Em cartaz entre 01 de agosto e 15 de outubro de 2018. De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP) | Rua Álvares Penteado, 112 - Centro, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.